Missão Gaúcha chega a Dubai para a COP28
- Vilmar Perin Zanchin
- 4 de dez. de 2023
- 2 min de leitura

A missão internacional do Governo do Estado e Assembleia Legislativa chegou nesta sexta-feira (1º) a Dubai, onde ocorre a COP28 Emirados Árabes Unidos. Nos pavilhões da Expo City Dubai, um espaço de última geração construído para promover a sustentabilidade, mais de 138 chefes de Estado e Governo discutirão as mudanças climáticas mundiais.
O Rio Grande do Sul está representado pelo vice-governador Gabriel Souza, pelo presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin (MDB), pelos deputados Edivilson Brum (MDB), Luciano Silveira (MDB), Gustavo Victorino (Republicanos), Matheus Gomes (PSOL), Pepe Vargas (PT) e Zé Nunes (PT), pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, e pela secretária de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann.
Na primeira atividade do dia, o vice-governador Gabriel Souza e a delegação gaúcha participaram de um painel no Pavilhão Brasil. O tema foi o papel dos Estados na adaptação às mudanças climáticas.
“Tivemos, neste ano, seca e enxurradas que deixaram dezenas de mortos e um rastro de destruição. É um sinal claro do quanto as mudanças climáticas afetam diretamente a população. Por isso, a importância não apenas de discutir o tema, mas elaborar planos de ação concretos, de prevenção e ajuda às comunidades”, pontua Zanchin.
Durante o painel, que contou com a participação de governadores e secretários de Estado, Gabriel Souza exaltou a criação do gabinete de crise climática para atuar na prevenção, resposta e recuperação de desastres naturais. O vice-governador também falou sobre os esforços na transição energética, na agricultura de baixo carbono, entre outros pontos.
Na segunda atividade do dia, deputados e o vice-governador participaram do Fórum dos Governadores do Consórcio Brasil Verde, do qual o Rio Grande do Sul faz parte. No encontro, Gabriel destacou o Bioma Pampa e as ações de recuperação das pastagens degradadas.
A COP A Conferência das Partes (COP28) é promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e ocorre até o dia 12 de dezembro. A maior parte da delegação gaúcha retorna neste domingo, enquanto parte do grupo ficará até os dias finais do evento.
Comentários