top of page

Aprovado projeto que valoriza cadeia da erva-mate no RS

  • Foto do escritor: Vilmar Perin Zanchin
    Vilmar Perin Zanchin
  • 12 de ago. de 2021
  • 1 min de leitura

A Assembleia Legislativa aprovou na terça-feira (11) o projeto de lei 80/2017, que implementa mudanças para valorizar o setor ervateiro do Rio Grande do Sul. Com coautoria do deputado Vilmar Zanchin, junto com o colega Elton Weber, o projeto será uma ferramenta de desenvolvimento da cadeia produtiva da erva-mate. “É nosso dever reforçar a luta para instituir políticas públicas que fomentem o crescimento deste importante símbolo da tradição gaúcha”, enfatizou Zanchin, que é membro da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Ervateiro.

Zanchin é membro da Frente em Defesa do Setor Ervateiro

A partir de agora, haverá premiações para incentivar milhares de famílias que vivem desta atividade. Serão reconhecidas as três melhores ervateiras, três propriedades rurais de maior produção e os três melhores viveiristas. “O foco é reconhecer quem desempenha a produção qualificada da erva-mate e ampliar o mercado consumidor interno e externo para gerar mais emprego e renda no estado”, acrescenta o parlamentar marauense.


A produção gaúcha se concentra em cinco polos ervateiros: Missões Celeiro, Alto Uruguai, Nordeste Gaúcho, Alto Taquari e Região dos Vales. São 250 indústrias e 14 mil propriedades rurais, em mais de 200 municípios, que produzem 280 mil toneladas de folha por ano. O RS é responsável por 81% da produção nacional, com Uruguai, Argentina e Espanha como os principais destinos de exportação.

 
 
 

Opmerkingen


bottom of page